EU ACREDITO EM VOCÊ


Havia um rei que queria tornar-se Sufi. O Sufi, a quem abordou sobre o assunto, disse: "Magestade, você não pode estudar com o Eleito até que tenha superado a negligência".

"Negligência!", exclamou o rei. "Sou negligente com minhas obrigações religiosas? Não tomo conta do meu povo? Quem você pode encontrar em meu reino que tenha uma queixa contra mim, baseada em negligência?"

"Essa é precisamente a dificuldade", disse o Sufi. "Porque a responsabilidade é tão marcante em algumas coisas, as pessoas pensam que ela faz parte de sua própria constituição".

"Não posso entender tal tipo de observação", disse o rei, "e talvez você me tome por incapaz, porque não posso passar por seu crivo".

"De modo algum", disse o Sufi, "mas um futuro discípulo não pode, realmente, debater com seu futuro Mestre. Os Sufis tratam do conhecimento, não dos argumentos. Mas eu lhe darei uma demonstração de sua negligência, se você realizar um teste e fizer o que eu pedir em relação a ele".

O rei concordou em realizar o teste e o Sufi lhe pediu para dizer: "Eu acredito em você", a tudo que ele dissesse nos minutos seguintes.

"Se isso é um teste, é bastante fácil começar a se tornar um Sufi", disse o rei.

O Sufi começou o teste. Ele disse:

"Sou um homem de além dos céus".

"Eu acredito em você", disse o rei.

O Sufi continuou:

"As pessoas comuns tentam obter conhecimento, os Sufis têm tanto que tentam não usá-lo".

"Eu acredito em você", disse o rei.

Então o Sufi disse:

"Sou mentiroso".

"Eu acredito em você", disse o rei.

O Sufi continuou:

"Eu estava presente quando você nasceu".

"Eu acredito em você", disse o rei.

"E seu pai era um camponês", disse o Sufi.

"É mentira!", gritou o rei.

O Sufi olhou-o pesarosamente e disse: "Já que você é tão negligente que não pode, por um único minuto, se lembrar de dizer: "Eu acredito em você", sem algum preconceito entrando em ação, nenhum Sufi será capaz de lhe ensinar nada".

Extraído do livro "Sufis - O Povo do Caminho" de Osho

 

 

VOLTAR PARA VER MAIS HISTÓRIAS >>>